sábado, 9 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVO- 2009

Em 2009 passei a vivenciar um momento novo, passei a ser estudante, enfrentei vários obstáculos, mas superei todos, com força, coragem e dedicação, pois realizei um sonho tão almejado, entrar na faculdade cursando Licenciatura em Pedagogia na FACED/UFBA. O ano passado foi de erros e acertos, de lutas, sucessos e conquistas.
Entrar na faculdade me proporcionou alta estima, incentivando na minha formação profissional, acadêmica e na prática da cidadania. Em dezembro do ano passado, concluir o segundo semestre da faculdade, com muita felicidade pela contribuição pelos conhecimentos e informações adquiridos no decorrer do curso, pelo apoio e incentivos dos professores e orientadoras da UFBA.
No processo de luta reorganizamos a classe abrindo o Sindicato dos Servidores Públicos de Tapiramutá, (SINDSETAP) ampliando o número de filiados com palestras de conscietização na organização sindical, direitos e deveres entre outros... Neste ano conseguimos realizar:
Encaminhamento para autoridades competentes, pautado com a classe dos trabalhadores de várias áreas. Participação da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores. Contratação de um profissional na área da advocacia para atendimento aos servidores.
Na prática pedagógica, cheguei no final do ano com bom resultado de aprovação, atendendo as expectativas da classe e do município. Vale ressaltar que o resultado positivo, teve a contribuição direta do curso de Pedagogia pela UFBA. A colaboração de cada aula, atividades, oficinas e palestras oferecidas pelo curso foi de grande valia para execução na prática na sala de aula.
Minha contribuição na organização sindical, na Unidade Escolar, Faculdade foi significativa, encontrei várias dificuldades, me agarrei e vivenciei muitas leituras de Che Guevara, Ademar Bogo entre outras que me fortaleceram. " A vida humana precisa ser defenida contra as investidas imperialistas que querem desintegrar os valores e estabelecer uma competição animalesca entre as pessoas... Desta forma, querer organizar a luta no município, esquecendo-se do espaço nacional e deixando de vincular esta luta com outras necessidades dos trabalhadores, é não perceber as transformações políticas ocorridas nos últimos tempos. De certo estas lutas serão asfixiadas próprias deficiências e limitações internas". Ademar Bogo

Um comentário:

luzia disse...

Oi Dete, amei a retrospectiva que vc fez em relação o que te aconteceu no ano de 2009. Parabéns e desejo que esse ano de 2010 seja muito melhor, cheio de novas conquistas para todos nós.

Bjos, Luzia!!!!!!!!!